EXERCÍCIOS SOBRE ACÚSTICA RESOLVIDOS 9º E 2º ANO

EXERCÍCIOS SOBRE ACÚSTICA RESOLVIDOS 9º E 2º ANO  FÍSICA PROFESSOR TELMO

1. (Uepg 2016) Com relação às ondas sonoras, assinale o que for correto.

01) A velocidade de propagação do som é sempre maior num meio líquido do que num meio sólido.

02) A velocidade do som em um gás aumenta com a elevação da temperatura do gás.

04) A intensidade de uma onda sonora está relacionada com a taxa de transporte de energia por unidade de área.

08) O fenômeno da polarização de uma onda não ocorre com as ondas sonoras.

16) O timbre é a característica do som que nos permite distinguir um som grave de um som agudo.

 

2. (Ufpr 2016) Foram geradas duas ondas sonoras em um determinado ambiente, com frequências e  Sabe-se que a frequência  era de  Percebeu-se que essas duas ondas estavam interferindo entre si, provocando o fenômeno acústico denominado “batimento”, cuja frequência era de  Com o uso de instrumentos adequados, verificou-se que o comprimento de onda para a frequência  era maior que o comprimento de onda para a frequência  Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta a frequência

a) 22 Hz

b) 46 Hz

c) 84 Hz

d) 92 Hz

e) 352 Hz

 

3. (Enem 2016) A Figura 1 apresenta o gráfico da intensidade, em decibels da onda sonora emitida por um alto-falante, que está em repouso, e medida por um microfone em função da frequência da onda para diferentes distâncias:  e  A Figura 2 apresenta um diagrama com a indicação das diversas faixas do espectro de frequência sonora para o modelo de alto-falante utilizado neste experimento.

Relacionando as informações presentes nas figuras 1 e 2, como a intensidade sonora percebida é afetada pelo aumento da distância do microfone ao alto-falante?

a) Aumenta na faixa das frequências médias.

b) Diminui na faixa das frequências agudas.

c) Diminui na faixa das frequências graves.

d) Aumenta na faixa das frequências médias altas.

e) Aumenta na faixa das frequências médias baixas.

 

4. (Acafe 2016) O diapasão é um instrumento de metal em forma de que emite um tom puro quando percutido. É um método básico, rápido e de baixo custo, porém, permite apenas a avaliação subjetiva da audição, devendo ser associado a exames físico-otorrinolaringológicos do paciente.

 

Assinale a alternativa correta que indica batimentos com dois diapasões.

a) Quando os dois tiverem a mesma frequência.

b) Quando os dois tiverem frequências ligeiramente diferentes.

c) Quando os dois vibrarem em ressonância.

d) Quando a amplitude de vibração de um for maior que do outro.

 

5. (Ime 2016) Uma fonte sonora está situada no ponto de coordenadas e  e outra no ponto de coordenadas  e  As ondas produzidas pelas duas fontes têm a mesma frequência e estão em fase. Um observador situado no ponto de coordenadas  e  nota que a intensidade do som diminui quando ele se move paralelamente ao eixo  no sentido positivo ou no sentido negativo. Se a velocidade do som no local é  a menor frequência das fontes, em Hz, que pode explicar essa observação é

a) 85

b) 170

c) 340

d) 680

e) 1360

 

6. (Uerj 2015)  Para localizar obstáculos totalmente submersos, determinados navios estão equipados com sonares, cujas ondas se propagam na água do mar. Ao atingirem um obstáculo, essas ondas retornam ao sonar, possibilitando assim a realização de cálculos que permitem a localização, por exemplo, de um submarino

Admita uma operação dessa natureza sob as seguintes condições:

– temperatura constante da água do mar;

– velocidade da onda sonora na água igual a 1450 m/s;

– distância do sonar ao obstáculo igual a 290 m.

Determine o tempo, em segundos, decorrido entre o instante da emissão da onda pelo sonar e o de seu retorno após colidir com o submarino.

7. (G1 – utfpr 2015) Sobre ondas sonoras, considere as seguintes informações:

Decibel é a unidade usada para medir a característica do som que é a sua altura.

A frequência da onda ultrassônica é mais elevada do que a da onda sonora.

III. Eco e reverberação são fenômenos relacionados à reflexão da onda sonora.

Está correto apenas o que se afirma em:

 

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e III.

e) II e III.

 

8. (Enem PPL 2014) O sonar é um equipamento eletrônico que permite a localização de objetos e a medida de distâncias no fundo do mar, pela emissão de sinais sônicos e ultrassônicos e a recepção dos respectivos ecos. O fenômeno do eco corresponde à reflexão de uma onda sonora por um objeto, a qual volta ao receptor pouco tempo depois de o som ser emitido. No caso do ser humano, o ouvido é capaz de distinguir sons separados por, no mínimo,
Considerando uma condição em que a velocidade do som no ar é  qual é a distância mínima a que uma pessoa deve estar de um anteparo refletor para que se possa distinguir o eco do som emitido?

a) 17 m

b) 34 m

c) 68 m

d) 1700 m

e) 3400 m

9. (G1 – cps 2014) Quem viaja para a Amazônia poderá ver o boto cor-de-rosa que, de acordo com famosa lenda local, se transforma em um belo e sedutor rapaz. Botos e golfinhos são capazes de captar o reflexo de sons emitidos por eles mesmos, o que lhes permite a percepção do ambiente que os cerca, mesmo em águas escuras. O fenômeno ondulatório aplicado por esses animais é denominado

a) eco e utiliza ondas mecânicas.

b) eco e utiliza ondas eletromagnéticas.

c) radar e utiliza ondas elétricas.

d) radar e utiliza ondas magnéticas.

e) radar e utiliza ondas eletromagnéticas.

10. (Enem 2014) Ao sintonizarmos uma estação de rádio ou um canal de TV em um aparelho, estamos alterando algumas características elétricas de seu circuito receptor. Das inúmeras ondas eletromagnéticas que chegam simultaneamente ao receptor, somente aquelas que oscilam com determinada frequência resultarão em máxima absorção de energia. O fenômeno descrito é a

a) difração.

b) refração.

c) polarização.

d) interferência.

e) ressonância.

11. (Uel 2014) A poluição sonora em grandes cidades é um problema de saúde pública. A classificação do som como forte ou fraco está relacionada ao nível de intensidade sonora I, medido em watt/m2. A menor intensidade audível, ou limiar de audibilidade, possui intensidade para a frequência de 1000 Hz. A relação entre as intensidades sonoras permite calcular o nível sonoro, NS, do ambiente, em decibéis (dB), dado pela fórmula  A tabela a seguir mostra a relação do nível sonoro com o tempo máximo de exposição a ruídos.

Nível sonoro (dB) Tempo máximo de exposição (em horas) de modo a evitar lesões auditivas irreversíveis.
80 16
85 8
90 4
95 2
100 1

 

Com base nessa tabela, no texto e supondo que o ruído em uma avenida com trânsito congestionado tenha intensidade de 10−3 watt/m2, considere as afirmativas a seguir.

  1. O nível sonoro para um ruído dessa intensidade é de 90 dB.
  2. O tempo máximo em horas de exposição a esse ruído, a fim de evitar lesões auditivas irreversíveis, é de 4 horas.
  3. Se a intensidade sonora considerada for igual ao limiar de audibilidade, então o nível sonoro é de 1 dB.
  4. Sons de intensidade de 1 watt/m2 correspondem ao nível sonoro de 100 dB.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

12. (Upf 2014) Em 2014, o Brasil sediará a Copa do Mundo de Futebol. Em virtude das possíveis manifestações das torcidas, os estádios de futebol foram construídos de modo a suportar as “vibrações” produzidas. Se todos os torcedores, ao mesmo tempo, começarem, por exemplo, a pular e a bater os pés no chão, as estruturas das arquibancadas podem desabar, provocando uma tragédia. O fenômeno físico que melhor descreve a situação trágica mencionada é:

a) Reflexão.

b) Refração.

c) Ressonância.

d) Difração.

e) Convecção.

13. (Fuvest 2014) O Sr. Rubinato, um músico aposentado, gosta de ouvir seus velhos discos sentado em uma poltrona. Está ouvindo um conhecido solo de violino quando sua esposa Matilde afasta a caixa acústica da direita (Cd) de uma distância l, como visto na figura abaixo.

Em seguida, Sr. Rubinato reclama: _ Não consigo mais ouvir o Lá do violino, que antes soava bastante forte! Dentre as alternativas abaixo para a distância l, a única compatível com a reclamação do Sr. Rubinato é

Note e adote:

O mesmo sinal elétrico do amplificador é ligado aos dois alto-falantes, cujos cones se movimentam em fase.

A frequência da nota Lá é 440 Hz.

A velocidade do som no ar é 330 m/s.

A distância entre as orelhas do Sr. Rubinato deve ser ignorada.

a) 38 cm

b) 44 cm

c) 60 cm

d) 75 cm

e) 150 cm

 

14. (Ufg 2013) Um ferreiro molda uma peça metálica sobre uma bigorna (A) com marteladas a uma frequência constante de 2 Hz. Um estudante (B) pode ouvir os sons produzidos pelas marteladas, bem como os ecos provenientes da parede (C), conforme ilustra a figura.

Considerando-se o exposto, qual deve ser a menor distância d, entre a bigorna e a parede, para que o estudante não ouça os ecos das marteladas?

Dado: Velocidade do som no ar: 340 m/s

 

a) 42 m

b) 85 m

c) 128 m

d) 170 m

e) 340 m

15. (Enem PPL 2013) As moléculas de água são dipolos elétricos que podem se alinhar com o campo elétrico, da mesma forma que uma bússola se alinha com um campo magnético. Quando o campo elétrico oscila, as moléculas de água fazem o mesmo. No forno de micro-ondas, a frequência de oscilação do campo elétrico é igual à frequência natural de rotação das moléculas de água. Assim, a comida é cozida quando o movimento giratório das moléculas de água transfere a energia térmica às moléculas circundantes. HEWITT, P. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2002 (adaptado).

A propriedade das ondas que permite, nesse caso, um aumento da energia de rotação das moléculas de

água é a

a) reflexão.

b) refração.

c) ressonância.

d) superposição.

e) difração.

 

16. (Uern 2013) Leia o trecho a seguir.

Meteorito despenca sobre a Rússia e população vive momentos de pânico

Centenas de pessoas ficam feridas com vidro quebrado pelo impacto do meteoroide contra a atmosfera.

A queda de um meteorito sobre os Montes Urais na manhã de ontem deixou cerca de 1,1 mil pessoas feridas, provocou pelo menos uma forte explosão e causou pânico na população local. A maioria dos feridos foi atingida por estilhaços de vidro que se quebrou em razão da onda expansiva provocada pela queda do corpo celeste.

“Às 9h20 (1h20 em Brasília), um objeto em alta velocidade foi observado nos céus de Chelyabinsk, deixando um grande rastro atrás de si. No prazo de dois minutos, houve dois estrondos”, disse Yuri Burenko, funcionário do setor de emergência, por meio de nota. “A onda de choque quebrou vidros em Chelyabinsk, em uma série de cidades da região”, disse ele.

(Disponivel em: http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?tl=1&id=1345481&tit=Meteorito-despenca-sobre-a-Russia-epopulacao-vive-momentos-de-panico)

O fenômeno associado aos vidros partidos pelo som intenso e por serem esses vidros sensíveis à frequência da onda sonora recebe o nome de

a) difração.

b) ressonância.

c) reverberação.

d) efeito Doppler.

17. (Enem 2ª aplicação 2016) As notas musicais podem ser agrupadas de modo a formar um conjunto. Esse conjunto pode formar uma escala musical. Dentre as diversas escalas existentes, a mais difundida é a escala diatônica, que utiliza as notas denominadas dó, ré, mi, fá, sol, lá e si. Essas notas estão organizadas em ordem crescente de alturas, sendo a nota a mais baixa e a nota si a mais alta.

Considerando uma mesma oitava, a nota si é a que tem menor

a) amplitude.

b) frequência.

c) velocidade.

d) intensidade.

e) comprimento de onda.

 

18. (Pucmg 2016) Os morcegos são capazes de emitir ondas de ultrassom com comprimento aproximadamente de Sobre as ondas emitidas por esses animais, assinale a opção CORRETA.

a) São ondas eletromagnéticas que se propagam no vácuo das cavernas.

b) São ondas longitudinais.

c) São ondas transversais.

d) São ondas mecânicas que se propagam no vácuo.

 

Comments

comments