Exercícios de Física Cinemática

Exercícios de Física Cinemática

 

5-Três bolinhas idênticas, são lançadas na vertical, lado a lado e em sequência, a partir do solo horizontal, com a mesma velocidade inicial, de módulo igual a 15 m/s para cima. Um segundo após o lançamento da primeira, a segunda bolinha é lançada. A terceira bolinha é lançada no instante em que a primeira, ao retornar, toca o solo.

 

Considerando g = 10 m/s2 e que os efeitos da resistência do ar ao movimento podem ser desprezados, determine:

 

  1. a) a altura máxima (hmax) atingida pela primeira bolinha e o instante de lançamento da terceira bolinha.

 

  1. b) o instante e a altura H, indicada na figura, em que a primeira e a segunda bolinha se cruzam.

 

 

6-Em uma manhã de calmaria, um Veículo Lançador de Satélite (VLS) é lançado verticalmente do solo e, após um período de aceleração, ao atingir a altura de 100 m, sua velocidade linear é constante e de módulo igual a 20,0 m/s. Alguns segundos após atingir essa altura, um de seus conjuntos de instrumentos desprende-se e move-se livremente sob ação da força gravitacional. A figura fornece o gráfico da velocidade vertical, em m/s, do conjunto de instrumentos desprendido como função do tempo, em segundos, medido no intervalo entre o momento em que ele atinge a altura de 100 m até o instante em que, ao retornar,

toca o solo.


  1. a) Determine a ordenada y do gráfico no instante t= 0 s e a altura em que o conjunto de instrumentos se desprende do VLS.

 

 

  1. b) Calcule, através dos dados fornecidos pelo gráfico, a aceleração gravitacional do local e, considerando √2 =1,4, determine o instante no qual o conjunto de instrumentos toca o solo ao retornar.

 

 

 

 

7– O atleta húngaro Krisztian Pars conquistou medalha de ouro na olimpíada de Londres no lançamento de martelo. Após girar sobre si próprio, o atleta lança a bola a 0,50 m acima do solo, com velocidade linear inicial que forma um ângulo de 45º com a horizontal. A bola toca o solo após percorrer a distância horizontal de 80 m.

Nas condições descritas do movimento parabólico da bola, considerando a aceleração da gravidade no local igual a 10 m/s2, √2 igual a 1,4 e desprezando-se as perdas de energia mecânica durante o voo da bola, determine, aproximadamente

a) o módulo da velocidade de lançamento da bola, em m/s.

b) a altura máxima, em metros, atingida pela bola.

 

GABARITO

5- a) 11,25m e t3= 3s  b) 10m e Te= 2s

6- a) y= 20  H= 140m     b) g=10m/st= 9,6s

7-a) 20√2m/s ou aprox. 28m/s

Comments

comments